UMA HISTÓRIA
“Certa vez, faz muito tempo, eu dirigia no trânsito engarrafado da cidade. Estava nervoso! Olhei para os lados e vi que os outros motoristas estavam desesperados, piores do que eu. O trânsito não fluía, e aí me perguntei:
“- Que jogo é este?”
Era um jogo de competição por espaço, e de urgência prá chegar logo não sei onde e pra que?
Lembrei naquela hora que, quando menino, detestava jogos de competição, mas adorava desafios criativos de qualquer espécie. Em seguida, me dei conta que no nosso dia a dia presenteamos nossos filhos com joguinhos competitivos, alimentando esta faceta das relações interpessoais.
Nova pergunta me veio à mente:
“-Porque não se criam jogos cooperativos?”
Muito tempo depois deste episódio, fui convidado a participar de um grupo para criar uma ferramenta de ecopedagogia para uma Ong que trabalhava com crianças de escolas.
Surgiu daí o JOGO DA CARTA DA TERRA, um jogo cooperativo onde todos ganham, ou todos perdem, em que todos se divertem, interagem e cuidam para que seus parceiros não se deem mal.
Era apenas o início, e eu ainda não sabia! Aos poucos fui sendo convidado para outros projetos semelhantes, pegando gosto, e ficando conhecido como “jogador”.
Surgiu assim a LUDIKOO.”
Claudio Casaccia, gaúcho radicado em Minas Gerais, é arquiteto e permacultor. Ao longo de sua carreira dedicou-se a projetos de construção de baixo impacto ambiental, e hoje participa do desenvolvimento de uma ecovila em Moeda/MG, o Vilarejo Amaranto.
Frequentou o Curso de Design em Permacultura (André Soares), o Programa Germinar de Desenvolvimento de Líderes Facilitadores (Hercules Randazzo), o Treinamento em Ecovilas da Gaia Education (May East), a imersão em Jogos Cooperativos (Fábio Brotto) entre outros.
Atualmente dedica-se a criar, produzir e divulgar jogos que conduzam a uma educação e conscientização de crianças e adultos para uma vida mais sustentável e relações mais equilibradas.
É pai de 4 filhas, e avô de 4 netos.
Por enquanto!